domingo, 21 de outubro de 2012

O contar histórias





Quem acha que contar histórias é uma tarefa fácil está muito enganado, é necessário uma preparação anterior, conhecer a história e seus ouvintes, ter domínio de uma narrativa que consiga prender a atenção da criança. O contador precisa conhecer o enredo da história, ter confiança para que a criança capte a história sem dificuldades, ser natural não precisa exagerar na narrativa, mostrar o livro para que a criança tenha uma noção dos fatos e ter uma maior percepção dos personagens.

Segundo Abramovich (1993), "o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer dum texto!" Então é essencial saber a responsabilidade de contar histórias para crianças, pois desenvolve vários aspectos importantes no cognitivo dela.

A partir das histórias o contador pode indiretamente estar transmitindo o conteúdo da própria aula, conforme Abramovich (1995) “é através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”

Mas para contar a história não é preciso apenas ter um foco ou um objetivo, apenas o espaço da leitura apenas pela litura gera mais aprendizado quando vamos ler com o objetivo de ensinar algo.  ABRAMOVICH explica ainda que contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura e ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre à procura de técnicas e processos adequados à educação das crianças, descobriram esta “mina de ouro” as histórias. É Parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. 
     
“Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.     É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.” ( Autor Desconhecido)

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