Quem acha que contar histórias é uma tarefa fácil está muito
enganado, é necessário uma preparação anterior, conhecer a história e seus
ouvintes, ter domínio de uma narrativa que consiga prender a atenção da
criança. O contador precisa conhecer o enredo da história, ter confiança para
que a criança capte a história sem dificuldades, ser natural não precisa
exagerar na narrativa, mostrar o livro para que a criança tenha uma noção dos
fatos e ter uma maior percepção dos personagens.
Segundo Abramovich (1993), "o ouvir histórias pode estimular
o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o
brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode
nascer dum texto!" Então é essencial saber a responsabilidade de contar
histórias para crianças, pois desenvolve vários aspectos importantes no
cognitivo dela.
A partir das histórias o contador pode indiretamente estar
transmitindo o conteúdo da própria aula, conforme Abramovich (1995) “é através
duma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outros
jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica... É ficar sabendo História,
Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem precisar saber o nome disso
tudo e muito menos achar que tem cara de aula...”
Mas para contar a história não é preciso apenas ter um foco ou um
objetivo, apenas o espaço da leitura apenas pela litura gera mais aprendizado
quando vamos ler com o objetivo de ensinar algo. ABRAMOVICH explica
ainda que contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo
assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos.
Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para
guardar suas tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura
e ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos
livros coloridos, para encantamento da criançada. E os pedagogos, sempre à
procura de técnicas e processos adequados à educação das crianças, descobriram
esta “mina de ouro” as histórias. É Parte importante na vida da criança desde a
mais tenra idade, a literatura constitui alimento precioso para sua alma. É
conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar
todo o valor da literatura em sua formação.
“Ler histórias para
crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas
personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a
tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma
possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das
soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvindo
histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a
insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.” ( Autor Desconhecido)
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