domingo, 21 de outubro de 2012

O Prazer da Ler e a Escola

O gosto pela leitura não é uma característica que nasce com o indivíduo, ele é lapidado com cuidado, como um diamante, que deve ser manipulado minuciosamente para não ter nenhuma medida errada ou exagerada, pois poderá estragar a beleza se algo for mal trabalhado, assim também pode ser considerado o prazer em ler.

Atualmente a escola vem trabalhando nas possibilidades de estimular à leitura nos alunos, instituindo métodos pedagógicos na aprendizagem escolar, possibilitando uma leitura mais interessante e estimulante a criança e ao jovem.

A escola esta estimulando a criança desde pequena a ter o contato com a leitura, mas a escola sozinha não é o suficiente para inserir o ato do prazer em ler um bom livro, os pais devem dá oportunidade de seu filho ler um bom livro ler junto com eles e incentivá-lo.

A literatura deve ser vista como um auxílio e complemento do desenvolvimento no ensino e aprendizagem do aluno em todas as matérias obrigatórias, pois estimula o senso de interpretação, concentração, nas atividades dentro e fora da sala de aula.

Quando temos o hábito de ler, aprendemos coisas infinitas e diversas novidades, que podemos trazer para nosso meio social, familiar e educacional. Com uma leitura prazerosa a criança e o jovem só têm a curiosidade e a necessidade de ler mais e mais.


Mas para que essa prática cresça e se propague deve haver a parceria da família e da escola. A escola por sua vez deve elaborar projetos que estimulem esse hábito e interajam com a comunidade e a família.

Dentro da própria sala de aula o professor pode organizar um clube de leitura, com livros selecionados por ele, possibilitar à escolha do livro a turma e promover um debate sobre o contexto do livro. Mas vale ressaltar que para esse tipo de atividade é necessário recursos para este professor, é papel da escola proporcionar o material necessário para acontecimentos deste nível.

Assim como também os professores precisam de recursos para se trabalhar em sala de aula implantando, difundindo e estimulando o gosto pela leitura, é necessário que estes estejam bem preparados e capacitados para realizar essas atividades, que sejam capazes de compreender o que é esse processo e assim proporcionar a melhoria do desempenho e o gosto pela leitura entre os alunos, criando e despertando o interesse dos mesmos. É também indispensável que estes sejam leitores, para que possam posteriormente formar leitores.

O professor é uma peça chave no incentivo a leitura no ambiente escolar, tendo assim o importante papel de motivação dos alunos. Portanto assume a função de intermediador entre o prazer de ler e a escola.

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